domingo, 23 de março de 2008

2ª SESSÃO NOV 07 -ADIVINHA QUEM É QUEM?

Utilizando as TIC e as fotos dos alunos, fizeram-se várias montagens de forma a reconstruir os rostos
algumas informações no ínicio depois jogando fomos desenvolvendo a expressão oral.

1ª FASE: O ALUNO DESCREVE UM COLEGA REFERINDO AS CARACTERÍSTICAS FISICAS DO ROSTO. (pode funcionar em grupos: com 20 alunos haverá 3 grupos com 2 tarefas diferentes -um dá pistas o outro constrói o rosto ordenando cabeça, olhos, nariz e boca)
A partir de um conjunto de fotos dos alunos da turma o(s) orientador(es) vão descrevendo a imagem/o rosto e os interlocutores/construtores vão escolhendo partes do rosto: olhos, nariz, boca, cabelo até construir um. No final são confrontadas as duas imagens.

As imagens também estarão em suporte informático pelo que se podem introduzir variantes, nomeadamente apresentando a foto no ecrã e o público terá partes dessas fotos recortadas e irá reconstruir o rosto em 4 tempos correspondentes aos cabelos, olhos, nariz e boca

2ª FASE: O ALUNO DESCREVE UM COLEGA REFERINDO AS CARACTERÍSTICAS FISICAS E PSICOLÓGICAS PARA A TURMA ADIVINHAR QUEM É DESCRITO.
De forma a saber caracterizar pessoas, já foi feitos anteriormente trabalho sobre o perfil físico e psicológico dos colegas.
Assim e partindo de um conjunto de informações vão ser dadas pistas que são retiradas do perfil (apresentado em ficha com a respectiva foto e nome). O público selecciona as palavras mais importantes para a caracterização e regista-as ligando o nome do aluno que associou. O jogo termina quando todos tiverem um nome do aluno seleccionado.

É preciso saber ouvir e concluir se o avançar de mais informação permitiu consolidar a ideia inicial ou se a alterou e se essa alteração foi no bom sentido (acertar o aluno referido) ou não.
O público deve permanecer em silêncio até ordem em contrário.

Sem comentários: