terça-feira, 25 de março de 2008

6ª SESSÃO -JANEIRO 08 - MOTIVAR É DÍFICIL...


Motivação para a leitura do livro (PNEL):
PARA VER POWER POINT SOBRE A ACTIVIDADE

“VIAGEM AO TEMPO DOS CASTELOS” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

PREPARAÇÃO:
A) Ao longo da semana vão sendo lançadas pistas sobre a temática que versa o livro: castelos, cavaleiros, aventura, idade média, fundação de Portugal, partes constituintes de um castelo, fosso, torres, muralhas, masmorras, e… em virtude do interesse manifestado quando se deram matérias estudadas sobre a História de Portugal, vamos relembrar essas aulas.
B) Pela área de expressão plástica: vão ser construídos de forma tridimensional vários castelos e torres, a partir de moldes, planificações e outras instruções entretanto pesquisadas. Vamos fazer uma exposição na sala sobre estes trabalhos.
C) Pesquisa de informações junto de revistas, meios audiovisuais e dos pais e familiares.
D) Visualização e exploração do CD rom: CASTELO VIRTUAL

ACTIVIDADE: GINCANA À VOLTA DO CASTELO

1. A cada aluno será dada uma tira de cartolina que contém uma palavra sobre uma parte de um castelo por exemplo: pátio central, seteiras, muralha, ameias, "porta da vila”, "porta da traição", torre de menagem, torreão, sala do trono, masmorras, despensa, valas, fosso, barbacã, ponte levadiça.
Essa tira remeterá para uma das 14 imagens que ilustram os 14 capítulos do livro e que estão dispostas nas mesas da sala.
2. Serão formadas equipas de 2 colegas que têm como objectivo organizar um texto informativo sobre a parte do castelo em questão.
3. De seguida haverá uma frase resumo sobre o capítulo que os alunos irão ordenar.
4. Serão apresentadas nesta altura as personagens da obra: João, Ana, Orlando, Egas Moniz, D. Afonso Henriques, D. Lourenço, Monge Copista. Os locais onde esta se desenrola: actualidade, condado portucalense, floresta, aldeia, convento, masmorras. O elemento mágico da história: a máquina do tempo. De forma a “aguçar mais o apetite” para a leitura. Nesta fase falaremos sobre a construção de história os elementos que a constituem, os espaços e os enredos que lhe dão forma e cor.
5. Após esta tarefa será pedido que a frase seja lida e que se construa uma sequência lógica sobre as várias frases e ideias que a constituem. Será um período de debate e troca de impressões que será concluída resolvendo a charada que cada uma das 14 imagens terá no seu verso.
6. Quando se entender que o debate já não é interessante deveremos passar à verificação das estruturas propostas pelos alunos confrontando com os capítulos que constituem o livro.
7. Será então a altura de distribuir os livros aos alunos. Cada grupo de 2 alunos irá partilhar um livro e serão responsáveis por apresentar aos colegas um capítulo do livro, farão igualmente a ficha de leitura correspondente.

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