terça-feira, 25 de março de 2008

8ª SESSÃO - FEV 08 - AS CORES

AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DA LEITURA



A actividade vai ter em simultâneo duas tarefas a primeira será a leitura individual do texto por parte do aluno para o professor e o registo do tempo e apreciação da leitura numa grelha elaborada para o efeito a outra tarefa será a exploração da consciência fonológica (com preenchimento de lacunas) - que prepara a leitura e permite um contacto prévio com o texto que o aluno irá ler.





1 - Distribuição do texto: As cores da vida, a cada aluno. Este texto tem as seguintes características: texto narrativo, 10 parágrafos; 21 linhas; 260 palavras e 1387 caracteres, portanto dentro do estipulado para alunos do 3º e 4º ano como referido no livro: ”Para a avaliação do desempenho da leitura”,Sim-Sim et all Lisboa, M.E.,2007
2 - Leitura por parte do professor para a turma
3 - Preparação da leitura: leitura silenciosa
4 - Tarefas em simultâneo:
-resolução de ficha de trabalho sobre o texto (individualmente no lugar);
-leitura do texto individualmente para o professor registando este na grelha de observação o tempo que levou a ler o texto e observação da leitura relativamente à entoação, articulação, respeito pela pontuação e expressividade.
5 – Divulgação dos resultados da leitura aos alunos.
Discussão sobre a forma como correu o desempenho individual nesta tarefa





Actividades complementares.
Os alunos devem redigir cinco questões sobre o texto.
Cada aluno será também convidado a fazer uma banda desenhada sobre a história ou ilustração para a mesma.Os alunos fazem a autoavaliação da sua leitura (preenchimento de grelha)

Sem comentários: