quarta-feira, 26 de março de 2008

9ª SESSÃO -MARÇO 08 - UM "COMPASSO" NA ESCOLA

"COMPASSO" FALSO
Perdeu quase significado a palavra compasso, mas quando ela era dita há quarenta anos atrás toda a miudagem ficava em sentido respeitando o padre e os sacristães que passavam.
Ao falar nesta palavra dentro da sala de aula toda a turma começa a fazer círculos no ar, mas, queríamos falar era da quadra festiva da Páscoa.

TRADIÇÕES PASCAIS EM :

* Portugal
É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) aquele lar e os que ali vivem.

Tudo isto está ligado à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida.

Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares (com ovos dentro) que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).

Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso.

É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).

Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe em sinal de respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu.

Mas como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos.

E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares.

Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos.


* Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.


* Na Europa
Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
* Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".


* Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.


* No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.
DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO:
“jogo das PALAVRAS DESARRUMADAS”
A actividade vai ter em simultâneo duas tarefas a primeira será construção de frases respeitando as ordens possíveis em Língua Portuguesa a outra será falar da época festiva da Páscoa. Assim nos cartões vamos referir-nos a esse tema.

1 - Distribuição de vários conjuntos de palavras aos alunos

2 - Para explicar o jogo, leitura de algumas frases e descobrir se estas podem ter mais dos que uma ordem.

3 – Registo das frases ordenadas no caderno individual

4 - Construir um texto colectivo ordenando todas as frases.

Actividades complementares.

Os alunos serão convidados a fazer uma ilustração para o texto


Sem comentários: